
O projeto “Terra dos Direitos” orienta a sua intervenção na utilização de metodologias participativas da reflexão-ação, baseadas em histórias de vida, dando voz aos atores do Sul (África) e do Norte (Europa), às suas dificuldades e sucessos no âmbito da defesa e proteção universal do direito da criança, no espaço da opinião pública portuguesa e em contexto de ações de educação de crianças e jovens.
[objetivo principal] O projeto “Terra dos Direitos” tem como objetivo contribuir para uma maior consciencialização, reflexão crítica e ação na defesa e proteção universal dos direitos da criança, numa lógica de intervenção baseada na solidariedade internacional e na adoção de exigências comuns de equilíbrio e coesão social e apoiada nos processos educativos como fatores primordiais de transformação social. As disparidades existentes entre países no acesso das crianças aos seus direitos, internacionalmente reconhecidos, põem em evidência que ainda há muito a fazer até atingirmos um nível de proteção plena. Para que tal aconteça, é necessária uma forte mobilização à escala global, que impulsione os cidadãos para a proteção universal da criança, capaz de gerar mudanças drásticas ao nível dos comportamentos individuais/familiares, das políticas e das sanções por incumprimento. Assim, o “Terra dos Direitos” promove diretamente a Cidadania Global nas suas ações de sensibilização junto das crianças e jovens e, de forma transversal, conscientiza os cidadãos e os decisores políticos para a necessidade de garantir a proteção universal de todas as crianças, focando-se em cinco dimensões concretas: educação, saúde, nutrição, proteção e cuidados.
[grupo alvo] 3.º e 4.º anos do 1.º CEB
[condições de participação] 8 turmas de acordo com o plano delineado pela divisão de educação e é mediada com os agrupamentos.
[custo de participação] Gratuito
[entidade promotora] FEC/ Câmara Municipal
[serviço responsável] Relações Internacionais/ Divisão de Educação
[calendarização] Ao longo do ano letivo
[local] EB