REGULAMENTO DO CONCURSO
1. INTRODUÇÃO
“Reinventar o Traje das Fogaceiras” é um concurso promovido pelo Centro de Recursos Educativos Municipal (CREM), dirigido às IPSS, escolas EB1 e J.I. do Município de Stª Mª da Feira, consistindo na recriação do traje das fogaceiras.
2. CARACTERÍSTICAS DOS TRABALHOS
Em meados de novembro cada inscrito receberá um vestido branco a ser decorado/reinventado com os materiais que cada participante pretender. No caso dos participantes que se inscrevem pela primeira vez, será cedido um suporte de madeira, devendo os restantes reutilizar o fornecido em anos anteriores.
Podem ser usados materiais como: cortiça, jornais, tampas, tintas, tecidos e muitos outros*, devendo estar bem presos à base de tecido.
Para o trabalho ser considerado válido para exposição e concurso, deverão ser cumpridos os seguintes pontos:
» A cor da faixa do traje deve manter a tradição, sendo vermelha ou azul, podendo ser usada a entregue com o vestido ou substituída por outra.
» A ficha anexa a este regulamento tem de ser preenchida e entregue juntamente com o vestido.
» Apenas deverá ser decorado o vestido, não devendo ser adicionados elementos como cabeça, mãos, sapatos, ou outros. A placa identificativa será colocada pela organização.
» O trabalho tem de ser realizado até dia 11 de janeiro de 2022 (serão recolhidos pelo CREM entre os dias 12 e 13 de janeiro).
*os materiais são responsabilidade dos participantes, devendo assim (sem obrigatoriedade), optar pelo reaproveitamento de materiais.
3. EXPOSIÇÃO
Será feita a recolha dos trajes pela organização dias antes da Festa das Fogaceiras para exposição, a decorrer dias 19 e 20 de janeiro, na Praça Gaspar Moreira, em Stª Mª da Feira. Após as festividades das Fogaceiras, os trajes poderão estar patentes noutras exposições, em locais a confirmar. No final destas, todos os trabalhos serão devolvidos aos respetivos autores.
4. JÚRI E PRÉMIOS
A organização atribuirá prémios aos dois trajes mais votados, cabendo a votação ao público em geral e a um júri nomeado.
A votação do público em geral, será feita exclusivamente online, na página www.rtf.crem.pt, disponibilizada nos dias 19 e 20 de janeiro.
Todas as IPSS, escolas EB1 e J.I. participantes receberão certificado de participação, sendo atribuídos dois prémios de acordo com o seguinte:
» mais votado pelo público – 200€ em material lúdico-pedagógico.
» mais votado pelo júri – 200€ em material lúdico-pedagógico.
Os resultados serão divulgados dia 22 de janeiro em www.rtf.crem.pt
5. DISPOSIÇÕES FINAIS
» A participação neste concurso implica a concordância dos termos do presente regulamento.
» O vestido, assim como o suporte, serão propriedade da IPSS/Escola/J.I., podendo ser solicitados pelo CREM para exposições.
» Cabe à organização decidir sobre a resolução de qualquer caso omisso no presente regulamento.
» Em caso de dúvidas contactar o Centro de Recursos Educativos Municipal.
» O concurso e exposição poderão sofrer alterações mediante a evolução da pandemia Covid-19.